segunda-feira, 16 de abril de 2012

Banho-maria: o café da manhã requentado

O que é Banho-maria?
Crédito: internet
Se requentarmos o café em fogo direto e o deixarmos ferver ele ficará com um “gosto ruim”. Por esse motivo, costuma-se reaquecer o café em banho-maria: exatamente como é feito nos bares e padarias. Banho-maria é um método utilizado tanto na cozinha como em laboratórios químicos e na indústria (farmacêutica, cosmética, conservas, etc.) para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase.


.

Leia também:
Tabela Periódica, Diversão Garantida!
Latas inteligentes: esfriam e esquentam
Química Inorgânica e suas aplicações: Sais
Descubra qual será o dia do seu aniversário daqui há 10,15, 20 anos
Biografias de Cientistas: Antoine Lavoisier, Joseph Proust e John Dalton

O processo recebe o seu nome em honra da famosa alquimista, Maria, a Judia. Neste processo, as substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100º C, já que a partir dessa temperatura, todo o calor transferido para a água é convertido em energia cinética nas moléculas da água, formando-se vapor de água.

E qual é a vantagem desse procedimento?

Depois de preparado, o café constitui uma solução aquosa de muitas substâncias; logo, essa solução somente ferve a uma temperatura superior ao ponto de ebulição de água pura. Desse modo, sendo aquecido em banho-maria, o café nunca irá ferver, conservando um pouco melhor seu aroma e sabor. O mesmo acontece com o leite.


Um comentário:

  1. Olá, Irivan!!!!

    O processo do cozimento em banho maria foi inventado por uma judia???? Eu tinha a informação que seria uma mulher egípcia!!!!
    Bom, vou procurar essa publicação por aqui (está em algum livro da minha estante) e, depois voltarei a falar sobre isso!!!! Certo????

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...