sexta-feira, 27 de abril de 2012

Airbag: O nitrogênio salvando vidas

Créditos: internet
Airbag, também conhecido por bolsa de ar, é um dispositivo de segurança dos carros, que funciona de forma simples: quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo são acionados emitindo sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag mais adequado. 
Os sensores são programados para ignorar as colisões a menos de 16 a 22 km/h. Em um choque forte, a almofada se infla por completo em 1/20 de segundo.


.

Para evitar o sufocamento dos ocupantes, o airbag é insuflado durante apenas 150 milisegundos. Praticamente o tempo dum piscar de olhos. É preciso que o passageiro use o cinto de segurança, pois o tempo de explosão da bolsa leva isso em consideração. 

Com a intenção de proteger o motorista e o passageiro de lesões mais grave, em muitos países já é obrigatório em automóveis o dispositivo chamado airbag. Em caso de acidente, um microprocessador desencadeia uma série de transformações químicas que liberam uma certa quantidade de nitrogênio (N2(g)), que infla rapidamente um balão plástico situado à frente e, em alguns casos, também ao lado dos ocupantes do automóvel. Assim, em vez de o ocupante se chocar no volante, no painel ou na lateral do carro, ele se choca com um “colchão de gás”, com o objetivo de lhe salvar a vida.

Leia também:
O que você precisa para ser feliz?
É possível ferver a água sem aquecê-la?
Compressas de Emergência: Quente e Fria
Seu cafezinho esfriou? Ficou mais doce. Por quê?
O gás de cozinha não exala nenhum cheiro. É verdade?
O combustível que alimenta o fogão da cozinha é gás ou é líquido?
Por que os sólidos são “duros”? E os líquidos e gases são “moles”?

As transformações químicas que liberam o nitrogênio são representadas pelas equações:

2NaN3(s)   →  2Na(s)  +  3N2(g)
10Na(s)  +  2KNO3(s)  →  5Na2O(s)  +  K2O(s)  +  N2(g)
K2O(s)  +  Na2O(s)  +  SiO2(s)  →  Silicato alcalino

Mas, não devemos esquecer o mais importante é andar com segurança, obedecendo às leis de trânsitos e lembre-se se beber não dirija! Saiba como funciona o bafômetro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...