quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sacolas retornáveis, atitudes que dão certo!


No ano de 2010, a redução na fabricação de sacos plásticos foi de 33% em relação a 2009, ou seja, 5 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser produzidas, devido à campanha Saco é um Saco, que tinha como meta reduzir a produção de sacos plásticos em 10% para o fim de 2010, segundo o Ministério do Meio Ambiente.


Campanhas como estas foram apoiadas por grandes redes de varejo, a exemplo da rede Pão de Açúcar, Carrefour e a Wal-Mart.  Todas com o mesmo objetivo, tentar estimular o uso de sacolas retornáveis. 
 Para se ter um ideia só no ano de 2010 a rede Pão de Açúcar vendeu mais de 200 mil sacolas retornáveis. Já quem faz compras na rede Wal-Mart pode escolher em não usar os sacos plásticos, e ainda ganha um desconto de R$ 0,03 a cada cinco produtos adquiridos em suas lojas. Este desconto é dado direto no caixa! O plano da rede é reduzir pela metade o uso das sacolas plásticas até 2013. Igualmente o Carrefour pretende através de campanhas diminuir sensivelmente o uso dessas sacolas plásticas até 2014.

Leia também:
Reflita suas atitudes
Já podemos beber água do mar
Consumo Consciente. Você Pratica?
O tempo de degradação do lixo no mar
Pilhas e Baterias: O Perigo do Descarte
O Petróleo da Camada Pré-sal e seus Desafios

Que tal na hora que formos fazer compras, preferir a sacola retornável ao invés de sacos plásticos!

Para esta iniciativa dar realmente certo, é preciso que tenhamos a sensibilidade de que todos nós precisamos contribuir. Cuidar do meio ambiente é nossa obrigação!
São atitudes como estas que o planeta agradece.

5 comentários:

  1. Olá,

    cada um fazendo sua parte o mundo ficará melhor.

    abraço

    Paulo (Pithan Pilchas)

    ResponderExcluir
  2. Olá eu gosto da sacola do wal-mart é muito versatil.

    ResponderExcluir
  3. Aqui na minha cidade tem um supermercado que esta sorteando todo inicio do mês R$ 1000,00. A cada compra sem sacola de plástico você ganha um cupom para participar do sorteio.

    ResponderExcluir
  4. Eu uso sacolas de papel há muito tempo. Como sou professora, sempre recebo sacolas promocionais de faculdades ou outros lugares. Tenho colegas que não gostam dessas sacolas de papel e sempre aumentam o meu estoque. Elas são práticas não só para carregar provas, mas para fazer compras que não são muito pesadas. Além disso, viramos adeptos das caixas de papelão também.

    ResponderExcluir
  5. Em Portugal já h´bastantes supermercados a limitar o uso de sacos plásticos, exigindo pagamento. É um caminho....

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...