sábado, 29 de janeiro de 2011

A Política dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar



Você certamente já ouviu muito que o lixo pode causar doenças ou em tempo de chuva pode contribuir para inundações de cidades. Mas o lixo pode e deve ser fonte de trabalho e gerar riqueza, além de ser uma saída viável para salvar o planeta.
Então, como através do lixo podemos ajudar o planeta e ao mesmo tempo poder usar o lixo como uma ocupação digna e rentável?


A resposta é simples e eficaz; para diminuir o consumo de matéria prima e também o acúmulo de lixo nas ruas que entopem bueiros e galerias. Uma solução para isto é a política dos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar:

Reduzir é evitar comprar e usar coisas em excesso e, por tanto desnecessárias;
Reutilizar é aproveitar o que puder para produzir algo que traga alguma serventia, que seja útil. E assim evitar mais compras.
Reciclar é ser refazer, selecionar o material para ser novamente fabricado, apenas reaproveitando todo este material que é o lixo.

Leia também:
Reflita suas atitudes
Meus Agradecimentos!
As cores dosfogos de artifício
Airbag: O nitrogênio salvando vidas
Educação: Deu ma maneira informatizada

O Primeiro R, Reduzir: não adianta falar em poluir menos se as pessoas continuarem a consumir produtos desnecessários, ou seja, comprar sem nenhuma precisão e acabam sendo jogado fora, aumentando os amontoados de lixo nas ruas.
Vou me atrever a lhe perguntar: Quantos pares de sapatos você tem? Quantos DVDs, TVs e outros eletrodomésticos repetidos têm em sua casa? Já comprou algum alimento em excesso e esse se estragou? Agora imagine na quantidade de recursos que foram necessários para fazer as dezenas de pares de sapatos, e em todo o material que é jogado fora pela indústria. Se você tem 3 ou 4 TVs e DVDs em sua casa, já pensou que quando eles não mais funcionarem, serão jogados fora e que esta quantidade equivale à quantidade de 3 ou 4 casas que só tem um TV. Você é do tipo que compra comida enlatada ou alimentos em embalagens que às vezes custa mais que o próprio produto? Ou que o volume da embalagem é maior que o próprio produto? E sempre se estraga, até mesmo estando na geladeira?
Fazendo isto, você estará contribuindo para uma maior produção de lixo. Logo reduza ao máximo a produção de lixo.

O segundo R, Reutilizar: Agora se você já se esforçou ao máximo para reduzir sua produção de lixo, que tal reutilizar as embalagens produzindo lindos objetos. Mas lembre-se não vá acumular lixo em sua casa, só reutilize se realmente o objeto feito for ter alguma serventia, caso não pouco importa, continua sendo um descartável. Porém procure reutilizar tudo que for possível e que realmente venha ser útil. Você também pode reutilizar as cascas de frutas e verduras para fazer novos pratos como doces, por exemplo, ou quem saber produzir adubos.

O terceiro R, Reciclar: Depois que você já reduziu ao máximo, depois que você também já reutilizou tudo que foi possível, que tal reciclar; aquelas embalagens que não foram reutilizadas, poderão ser usadas para fabricar novos produtos. Para isto separe os materiais (coleta seletiva) como papel, plástico, vidro e metal.
E aquilo que não serve ou não são reciclado deve passar por um tratamento do lixo. Conheça as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de tratamento do lixo.

Vejam quais são os materiais que podem ser reciclados:
Papel
Plástico
Vidro
Metal
-Papel branco
-Papelão
-Livros
-Jornais e revistas
-Cadernos
-Embalagens
-Guardanapos
-Caixinhas de leite

-Embalagens de produtos de limpeza
-Garrafas plásticas
-Tubos e canos
-Potes de creme e shampoo
-Baldes e bacias
-Brinquedos
-Sacolas, saquinhos
-Garrafas
-Vidros de conserva
-Lâmpadas
-Cacos de vidro
-Latinha de cerveja e refrigerante
-Enlatados limpos
-Objetos de cobre,
alumínio, latão, ferro, zinco e outros.



Sabendo disto, você agora pode e deve ajudar o meio ambiente. Basta aplicar a partir de hoje a política dos 3 Rs.

Se você reduzir ou reutilizar ou reciclar, estará preservando ou conservando o meio ambiente? Você sabe a diferença entre preservar ou conservar o meio ambiente? Tire esta dúvida neste post.

4 comentários:

  1. Seu blog traz conteudo pertinente para todas as idades. Gostei muito e ja estou seguindo!

    Abraço carinhoso!

    Faça-nos uma visita:
    http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    De reciclagem do lixo e arte que vem do lixo eu domino bem. Há pouco fiz um trabalho sobre esses temas. Ficou muito bom.
    E a arte que se faz na escola com as garrafas pete?Que lindos!
    Abraços
    Dorli

    ResponderExcluir
  3. Podemos fazer a nossa parte incorporando os 3R's nas nossas atividades cotidianos, possibilitando um maior comprometimento em prol da sustentabilidade do nosso Planeta.

    Maria Odete A Pinho
    Gestora Projeto AJO Ambiental

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...