domingo, 23 de janeiro de 2011

Já podemos beber água do mar

Será que a escassez de água potável está com seus dias contados? Fala-se tanto que as reservas de água doce estão diminuindo.  Agora, se eu lhe perguntasse, onde tem uma grande quantidade de água? É claro que a resposta seria no mar. E está certo! Com a imensa quantidade de água que existem no mar, sem dúvidas pegar a água salgada e transformá-la em água de excelente qualidade é uma ótima descoberta.


O mar representa cerca de 96% de toda água do planeta. Em virtude da imensa quantidade de água do mar, esta talvez seja a solução para os problemas e conflitos pela falta de água destinada ao consumo humano. Visto que a necessidade por uma água de boa qualidade nos dias atuais não tem atendido num mesmo ritmo ao de crescimento da população.

Leia também:
Símbolos das Profissões;
@ Materiais de Laboratório de química: Parte I;
Processo de Formação de Nuvens e o Milagre da Chuva;
Qual a importância dos estudos? Por que devemos estudar?;
Transformações Físicas e Químicas: Como saber se ocorreu uma reação química?.

Vale lembra que este processo de dessalinização já é usado nos Estados Unidos, Oriente Médio e na Europa.  No Brasil, esta técnica começa na cidade de Bertioga-SP que lança mão do processo para disponibilizar água potável de origem marítima. A empresa já exporta a água há um ano para EUA, Europa e espera começar vender esta água no Brasil a partir deste ano. Segundo informações do vídeo. Assista também ao vídeo abaixo.


Os sais são separados da água pelo método de vaporização. O vapor é coletado, ficando os sais condensados. Através daquele processo e de outros é que se origina a dessalinização.  A dessalinização é a técnica pela qual se retira o excesso de sal da água. Utilizando máquinas específicas para além de extrair os sais, retirar também as impurezas e em seguida são adicionados bicarbonatos para a tratamento da água.
Se quiser saber mais utilidades do bicarbonato clique aqui.

7 comentários:

  1. E porque o EUA não faz exatamente o mesmo ao invés de importar do Brasil. Afinal, lá também há água do mar.

    ResponderExcluir
  2. sei la do brasil deve se mais chique

    ResponderExcluir
  3. É claro que a resposta seria no mar. Eu ainda não estudei sobre este tema mais creio que é muito importante termos noção de tudo isso. Gostei desta postagem, é bom saber que no Brasil já começaram tais estudos. Passei visitando seu blog. Não esqueça de me visita! Estarei aguardando! Seu banner já está lá recomendadíssimo!
    VOLTAREI SEMPRE PARA LER SUAS POSTAGENS!

    ResponderExcluir
  4. Certamente! Pois, o Portal Evangelismo está muito bem organizado e com excelentes posts.

    ResponderExcluir
  5. Nossa interesantíssimo, mas me pergunto se é totalmente seguro usar essa água, por que na própria Europa não aceitam carne transgênica por que ainda não sabem se causa algum efeito, como saber se a água do mar não estará causando algo maligno, ainda indetectável?

    ResponderExcluir
  6. Olá professor
    Há tempos que já ouço falar da dessalinização das águas do mar, mas acho inviável, pois os pobres morrerão de fome. P.ex. eu tomo sei a 7 copos de água por dia, como eu faria? E todo produto feito aqui no Brasil é vendido quase que de graça para o exterior e, quanto custaria um copo de água aqui no Brasil? As máquinas são caríssimas e é inviável para toda a população da Terra. Quando as geleiras derreterem e se misturarem com as águas dos rios, será que teremos tantos aparelhos para dessalinizar toda a água do mundo? O homem morrerá de sede e fome se não se conscientizar da sua economia de água e o vasto desmatamento. A desgraça já começou, na minha cidadezinha que antes tinha as culturas de: algodão, café, milho, laranja e muitas flores naturais, hoje tem o solo pobre de tanto plantio de cana, comemos alimentos com muitos agrotóxicos. Dessalinização?Para quem?
    Abraços
    Dorli

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...