segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A importância da água para a vida do planeta

Crédito: internet
Certamente uma das substâncias mais abundante do Planeta Terra é a água, o uso dela é indispensável à vida do nosso planeta. A Terra possui cerca de 70% de água, e esta água pode aparecer na superfície ou no subsolo, salgada ou doce, pura ou com minerais, na forma de gelo, neve, granizo, nevoeiro, chuva ou vapor. A água pode se apresentar em três estados  físicos: sólido, líquido e gasoso.
A formação da água se dar pela junção de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, cuja à fórmula molecular é H2O.


Vejamos alguns tipos de água:

Água termal: É a água que sai do solo com uma temperatura elevada (gêiser) e que também possui sais minerais.
Água potável: É a água usada para beber. Deve ser incolor e límpida; inodora (sem cheiro) e insípida (sem gosto); não possuir impurezas (micróbios e substâncias tóxicas). Pode conter alguns sais dissolvidos.
Água mineral: É o tipo de água que possuem concentrações de sais minerais adequadas ao consumo humano. Podemos dizer que ela não é uma água 100% pura, já que contém sais minerais e em algumas contém gases em pequenas quantidades.
Água destilada: É a água obtida através do processo de destilação. É a água usada em experiência nos laboratórios de química, biologia e outros. Esta água é pura, ou seja, só contém H2O.
Devemos cuidar desse bem tão precioso e escasso. Em muitos lugares do mundo ela tem sido alvo de muita cobiça que gera inúmeras mortes.

Leia também:
Métodos detratamento do Lixo
Tipos de lixo e sua classificação
Sacolas retornáveis, atitudes que dão certo!
@ Crie os mais diversos objetos de garrafas pet
A Política dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Vejamos alguns empregos deste líquido tão necessário à vida:

Na agricultura: a água é usada para irrigação dos cultivos de alimentos que vão abastecer e suprir a fome dos humanos e animais.  
Na higiene: é importante ter uma boa higiene, para poder estar livre de uma série de doenças causadas por falta dela, e logo é impensável falar em higiene e não se lembrar da água.
Na indústria: a água serve para resfriar o maquinário, bem como é utilizada para lavagem ou até mesmo participa do produto como matéria-prima.
Na energia: é usada para fazer movimentar as turbinas das hidroelétricas, que vão gerar energia elétrica.
O uso dá água como transportadora: a água serve como meio de transporte de pessoas e mercadorias em navios, lanchas, iates, balsas e outros.
Esportes na água: existem varias modalidades de esportes que são realizadas na água como a natação, a canoagem e muito mais.
A água como meio de lazer: o ser humano pode e deve se divertir nas piscinas, nas praias e brincar na neve.
A água e a arte: a água está o tempo todo reconstruindo as paisagens, os redesenhando os rios e esculpindo as rochas.
Outros usos da água: a água serve para manter a temperatura do nosso planeta suportável, é usado para apagar incêndios, evitando a queima das florestas e mortes de animais.
 Como podemos observar a água é sem dúvida uma substância essencial a vida de plantas, animais e de todo planeta, sem ela é impossível existir vida na Terra. A pergunta que fica no ar é: Sendo a água tão importante para vida, por que cuidamos da água tão mal?

Um comentário:

  1. Olá Trivan!!!!

    Lembrando do tempo que eu era um... "aluno chato"... eu pergunto: o que é a ... "água dura"???? Já ouvi algo a respeito, mas, queria ficar sabendo das explicações vindas de um especialista no assunto!!!!

    Outra pergunta (inventei agora)... qual é o sólido que tal qual a água, que é necessária diariamente, ele é necessário mensalmente para sustentar as nossas vidas????
    Tente responder aí!!!! Olá, galera do EM, podem ajudá-lo????

    Um abraço!!!!!


    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...