quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dicas para escolher a Profissão: Sua escolha, sua vida!


Você está pronto para escolher sua profissão? Não? Então não se preocupe, pelo menos não sozinho.  Assim como você existem muitas pessoas com esta mesma dificuldade no momento de decidir qual rumo tomar, esse ou aquele. E não é fácil mesmo. E se nós pensarmos no quanto isto é grandioso, pois é o seu futuro que está em jogo. E ninguém melhor para decidir este ‘probleminha’ do que você mesmo; é claro que você não deve deixar de ouvir dicas, conselhos de pessoas que já passaram por esta experiência.

.

Assim você poderá tirar suas próprias conclusões.

Foto: internet
Estava outro dia no Orkut quando um aluno me perguntou sobre o campo de trabalho de Engenharia dos Materiais. Sabendo o quanto a escolha de uma profissão é difícil e necessária, resolvi escrever este post. Aqui vou citar algumas orientações, minhas, sobre o que você deve observar na hora de escolher uma graduação (fazer um curso superior). Talvez seja uma das escolhas mais importante que alguém tenha que fazer na vida, pois você certamente estará apostando todas as suas fichas; também a sua vida financeira dependerá desta escolha; e já pensou você passar noites e noites em claro, estudando, sim, pois será preciso, e este curso não te trouxer resultados satisfatórios? Sejam eles financeiros ou de outra natureza.
Veja algumas dicas que puderam ajudá-lo na escolha da sua graduação:


Textos sobre o tema, leia:

1- Não escolha um curso sem antes ler sobre ele: Talvez esse seja o erro de muitos estudantes, escolhem um curso sem nunca ter lido nada sobre ele.

2- Busque informações: Hoje a internet é quase uma fonte de recursos inesgotável. Por tanto busque se informar, lendo o máximo que você poder e encontrar sobre o seu futuro curso;

3- Peça ajuda: Não estamos sozinhos no mundo (ainda bem!), precisamos de orientação e também podemos orientar alguém.  Logo, peça ajuda aos seus pais, aos orientadores escolares, aos professores, a seus colegas e amigos que já passaram por este momento na vida.

4- Não escolha um curso pelo nome: Muitas pessoas escolhem um curso pelo nome ou por que é curso de “ricos”. Dê prioridade a você e não ao curso, o profissional que se dedicar ao curso será bom, seja qual for o nome deste curso.

5- Escolha uma profissão que goste: Como foi dito logo acima não adianta escolher um curso só por que todo mundo diz que é bom ou por que é um curso que vai te dar muito dinheiro. Você deve escolher uma profissão, a qual tenha aptidão, que realmente você goste.

6- Sua escolha é para vida toda: Na hora de escolher sua profissão, uma coisa que muitos não levam em conta é que, esta escolha é (ou pelos menos deveria ser) pra vida toda.   Sendo assim, pense se você estará disposto(a) a trabalhar 35 anos de vida fazendo isso. Lembre-se, escolha fazer essa ou aquela graduação se realmente gosta.

7- Veja se tem campo de trabalho: Às vezes a pessoa escolhe uma graduação por que é curso caro e que certamente vai render muito dinheiro. Mas, um fato importante que você deve observar, seja qual for o curso, é se este curso vai ti dar emprego assim que sair da universidade; pois não deve ser nada bom ser formado e não exercer sua profissão; trabalhando em área diferente da qual você escolheu para a vida toda.

8- Prepare-se para estudar bastante: Não existe curso mais difícil do que outro. Pelo menos quando você faz a escolha certa!  Você poderá encontra pessoas para lhe dizer que este ou aquele curso é mais difícil, onde na verdade quando eu digo que este ou aquele curso é difícil, eu quero dizer que eu não tenho aptidão ou não tenho a mesma facilidade para aprender que o outro (e isso é normal), ou seja, cada um com o seu cada qual. E viva a diferença!

9- Esteja apto para mudanças: Se por mais que você seja criterioso na escolha de seu curso, e algo sair errado, fique atento para migrar para outro curso, se assim o desejar.

10- O curso certo é aquele que te deixa feliz: Faça o que gosta; ganhe dinheiro, mais também tenha prazer pelo que faz e trabalhe com amor.

Espero que algumas dessas dicas tenham sido úteis para você na escolha de sua profissão.




E agora, qual profissão você faz ou escolhe fazer? E o porquê? Participe!   

3 comentários:

  1. Olá!

    Vim retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer seu trabalho. Confesso que fiquei curioso com o título do blog!

    De cara, encontrei este ótimo artigo. Muito bom! Eu tenho uma história profissional interessante: muito a contragosto, fui estudar Mecânica Geral no SENAI aos 14 anos. Adorei a área! Tanto que fiz curso técnico e trabalhei em funções relacionadas à mecânica por 12 anos.

    Depois de todo esse tempo, apaixonei-me pela Informática. Saí de meu emprego e mudei de área, ganhando menos da metade do que ganhava (na época era fácil, eu era solteiro!). Hoje, 10 anos depois, vejo que fiz a escolha certa. Mas, confesso que sinto atração por outras áreas, como o Jornalismo... risos

    Mas, como você diz, é importante escolher bem a profissão: salvo raros casos, não é algo que você possa mudar de uma hora para outra.

    Um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigabado pelo comentário Adelson, principalmente vindo de você! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu só fiz o magistério por opção, mais leio muito e quero saber de tudo, já meu filho estuda pra caramba: duas faculdades, pós e agora o mestrado e ainda trabalha. Só uma faculdade particular e digo a ele que hoje, precisamos nos qualificar muito para conseguir um bom emprego.
    Não tive muito estudo, mas o suficiente para viver bem e existe o fator sorte.
    Adoro esse blog, é bem eclético
    Abraço
    Lua Singular e Mundo dos Inocentes

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...