QUÍMICA, MEIO AMBIENTE E CURIOSIDADES - Obrigado pela sua visita e comentários!
***** *****

Química Inorgânica e suas aplicações: Sais

Uma das tarefas dos cientistas é reunir substâncias semelhantes em classes, de modo a facilitar os estudos. Na metade do século XVII, os cientistas classificaram as substâncias em orgânicas e inorgânicas. 

As substâncias orgânicas são aquelas que contêm o elemento carbono, com algumas exceções como: CO, CO2, Na2CO3, KCN, etc, que mesmo tendo o elemento carbono, possuem características consideradas inorgânicas; e as substâncias inorgânicas (ou minerais) as que formadas por todos os demais elementos químicos.

Os números de compostos inorgânicos são enormes, e por esta razão, convém dividi-los em grupos, que denominam-se funções químicas inorgânicas são: sais, óxidos, ácidos e bases. 

Conceito de Sais: são compostos formados juntamente com água na reação de ácido com uma base de Arrhenius. 

HCl + NaOH clip_image002 NaCl + H2O (reação de neutralização ou de salificação)

Vejamos alguns sais importantes e suas aplicabilidades.

Índice 5 Cloreto de sódio, NaCl: é extraído na água do mar(processo de salina) ou de minas subterrâneas(sal-gema). Ele é usado na alimentação ou conservação de carnes e de pescados. 

images 5Carbonato de sódio, Na2CO3: é conhecida pelos nomes de soda ou barrilha. Sua principal aplicação é a fabricação de vidro; usado também na fabricação de sabão, de detergentes, de corantes e no tratamento de água de piscina.

images 6Hipoclorito de sódio, NaOCl: conhecido como água sanitária ou cloro, é um alvejante usado no branqueamento de roupas. Ele é bastante utilizado na limpeza de casas e em pequenas quantidades adicionadas à água para lavagem de vegetais

Índice 6Sulfato de magnésio, MgSO4: utilizado na fabricação de sabão, tintas e é usado também como laxante. 

Índice 7 Carbonato de Cálcio, CaCO3: é encontrado na natureza na forma de calcita, calcário e mármore. São usados na fabricação de cal virgem, CaO, óxido de cálcio; na fabricação do cimento e na agricultura, para corrigir a acidez do solo. 


images 7Carbonato monossódico, NaHCO3: também conhecido como Bicarbonato de sódio; é usado na fabricação de fermentos químicos para bolos, desodorantes, cremes dentais, antiácidos estomacais e extintores de incêndio. 

Índice 8Nitrato de sódio, NaNO3: é conhecido como salitre do Chile, e é usado na fabricação de fertilizantes e de pólvora. 

images 8Sulfato de cálcio, CaSO4: é utilizado como gesso, em medicina, porcelana e também na fabricação do giz escolar. 

images 9Fluoreto de sódio, NaF: componentes de vários cremes dentais, pois inibi a perda de minerais dos dentes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...