sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Métodos de tratamento do Lixo

Podemos separar o que encontramos no lixo de acordo com suas propriedades, posteriormente indicar o melhor tratamento desses materiais; vejamos um breve comentário sobre alguns métodos de cuidar do lixo: reciclagem, compostagem, incineração, aterro controlado e aterro sanitário.

images 65 A reciclagem é um método bastante interessante, pois a economia de água e energia elétrica na reciclagem é bem maior que para produzir novos produtos a partir da matéria-prima. Podemos utilizar para reciclagem materiais como vidros, plásticos, metais e papéis.


images 63
O que está intrínseca a reciclagem é a coleta seletiva! Os materiais são separados de acordo com sua classificação; são acondicionados em lugares ou recipientes apropriados; e são enviados para indústria de reciclagem. Hoje, apenas 10% dos materiais como isopor, trapos, fraldas descartáveis, couro, louças e outros que são produzidos com muitas peças de diferentes materiais, não são reciclados, logo serão rejeitados para os aterros.


.

Índice 61 Nos Lixões o lixo é mal acondicionado, ficando o meio ambiente desprovido de qualquer cuidado. Simplesmente é lixo de todo tipo lançado em lugares escolhidos afastado dos centros urbanos sem a qualquer preocupação no tratamento dos mesmos. 

Índice 62 O aterro sanitário consiste em local escolhido por profissionais, onde são depositadas grandes quantidades de lixo, com o intuito de reduzir drasticamente o seu volume. Periodicamente são jogado camadas de terras sobre o montante de lixo. Este local é isolado, impermeabilizado para evitar contaminação das águas subterrâneas ou superficiais; e também evitar o mal cheiro do líquido escuro, conhecido como chorume, produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos.

Leia também:
É possível ferver a água sem aquecê-la?
O que é gás? E o que é vapor? Entenda a diferença entre vapor e gás
O combustível que alimenta o fogão da cozinha é gás ou é líquido?
Por que os sólidos são “duros”? E os líquidos e gases são “moles”?
O combustível que alimenta o fogão da cozinha é gás ou é líquido?

Índice 63 Aterro controlado é um sistema intermediário entre o lixão a céu aberto e o aterro sanitário; não é a melhor forma de cuidar do lixo, mas é uma forma de agir em curto prazo, e minimizar a degradação do meio ambiente, já que eles não possuem a mesma estrutura dos aterros sanitários. Mas também são bem menos eficientes quanto à proteção ao chorume, pois o solo não é permeabilizado neste processo. Isto não significa dizer que os aterros controlados são construídos com menos critérios, ou que eles sejam feitos de qualquer forma e em qualquer local; eles têm o mesmo rigor que os aterros sanitários na escolha do local.

Índice 64 Compostagem é um dos métodos mais importantes e bastante antigos; consiste em usar microorganismo na decomposição natural de materiais orgânicos (restos de alimentos, folhas, cascas de verduras, etc.) transformando o lixo orgânico em adubo. 

images 62 Na incineração o lixo é queimado a uma temperatura que pode chegar a 900°c, reduzindo assim seu volume. O calor gerado por esta queima pode ser usado na produção de energia elétrica. O cuidado neste tipo de processo são os gases tóxicos que são liberados durante a queima.



Portanto, percebemos que não existe um único tipo de tratamento para o lixo. E que todos têm suas vantagens e desvantagens, que veremos em outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...